O dia da prova

O tão esperado dia (ou dias) de prova chegou!! Nervosismo bate, dor de cabeça, branco....

Calma!! Pense que é apenas um dia comum, mais um dia de "simulado" como vários que você deve ter feito antes. E se por um acaso não der certo: relaxe surgirão muitos outros concursos em breve. E com certeza você já tem meio caminho andado por ter estudado para essa prova.

O equilíbrio emocional, que é fundamental na hora da prova, se adquire com a experiência, geralmente, quem mais faz provas, mais tranquilo está. Então aí vai uma dica: faça algumas provas antes do concurso que você realmente deseja passar, assim você se habitua ao ambiente de prova, horários, vê o que é importante levar, observa o que os outros candidatos fazem no dia D, e até se seu corpo aguenta ficar tantas horas sentados.

Aqui vão algumas dicas para o DIA DA PROVA:

1. Relógio: tenha um bom relógio, de fácil visualização, que você esteja acostumado a usar (confira se a pilha está boa!)

2. Roupas: use roupas leves e muito confortáveis, lembre-se de que você vai ficar sentado por várias horas! Leve também um casaquinho, se o tempo estiver instável. Frio ou calor pode tirar a concentração do candidato

3. Água: essencial! Leve uma garrafinha de água e coloque na sua mesa. Ajuda a hidratar e relaxar. Mas não exagere na quantidade de água, pois pode dar vontade de ir ao toalete mais frequentemente (e aí perde-se tempo!).

4. Comece por questões mais trabalhosas. A cabeça no início da prova está mais descansada e isso facilita na resolução de questões mais difíceis. Escolha português (principalmente as de interpretação de texto) e de cálculos (como matemática, estatística, contabilidade).

5. Cartão resposta: deixe no mínimo 30 a 40 minutos para o preenchimento do cartão resposta. O melhor mesmo é resolver toda a prova e somente no final marcar o cartão.

6. Comida: é bom levar, mas dê preferência à alimentos leves e energéticos, como chocolate, barra de cereais. Fuga de comidas "barulhentas", como salgadinhos, vai tirar a sua concentração e dos outros candidatos.

7. Redação: é melhor deixar para fazê-la por último, quando toda a prova (ou quase toda) estiver resolvida.

8. Tempo por matéria: o ideal é reservar um tempo médio para cada matéria, esse tempo pode variar de acordo com o grau de dificuldade das questões, quantidade de texto/cálculos, complexidade etc. É importante já ter feito alguns simulados antes para saber qual é o seu tempo médio por matéria, pois no dia da prova você pode estar mais nervoso e tem um tempo de referência.

E o mais importante: não se preocupe com os outros candidatos! Se a escola onde você foi fazer a prova estiver lotada, isso não quer dizer nada. Todos tem chance de passar, quem realmente estudou e se dedicou já tem meio caminho andado.

Boa Sorte!

   

 

Home | Empregos | Cursos | Loja do site | Nossos Cursos

O Só Enfermagem não fornece diagnósticos ou tratamentos.

© Copyright 2008, Marcela